GOVERNANÇA, COMPLIANCE E GESTÃO ANTISSUBORNO
Compliance tem um papel relevante para empresas que objetivam demonstrar para os stakeholders que a organização considera a observância de todo o ambiente normativo da empresa, promovendo a cultura ética dentro e fora da companhia, buscando mitigar riscos reputacionais nas dimensões aplicáveis aos negócios, criando um modelo de integridade, transparência, conformidade e perenidade no mercado.
Plano de ação e implementação
Compliance tem um papel relevante para empresas que objetivam demonstrar para os stakeholders que a organização considera a observância de todo o ambiente normativo da empresa, promovendo a cultura ética dentro e fora da companhia, buscando mitigar riscos reputacionais nas dimensões aplicáveis aos negócios, criando um modelo de integridade, transparência, conformidade e perenidade no mercado.
Por meio da governança, as organizações estabelecem conjunto de mecanismos econômicos e legais com o objetivo de proteger os seus interesses, inclusive para a mitigação de riscos, o que inclui um programa de compliance.
A governança apresenta as boas práticas a serem adotadas pela corporação, de modo a aumentar o seu valor, facilitando o acesso ao capital e garantindo a sua continuidade. E o programa de compliance tem um papel relevante em garantir valor ao mitigar os riscos da empresa.
Trazendo o termo à aplicabilidade no mundo corporativo, tem-se que se trata de um conjunto de normas e regras que devem ser observadas na consecução dos negócios ou das atividades dentro de um ramo, por meio de ferramentas que auxiliam nesse controle.
Um programa de compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir todos os requisitos por meio das políticas e das diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa. Mostra-se um instrumento valioso à prevenção de fraudes corporativas e um importante aliado do planejamento estratégico das organizações para evitar e detectar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer, bem como tratar do problema, por meio de ferramentas de controle, buscando mitigar riscos atrelados à reputação e o risco legal/regulatório, que impactam no sucesso de suas operações, garantindo assim a manutenção do prestígio e da reputação da organização e, consequentemente, a sua perenidade no mercado, com aumento da competitividade e lucratividade do negócio.
O sistema de gestão antissuborno, também conhecido como anticorrupção, fornece parâmetros, apoiando os mais variados tipos de organização a implementar cultura de combate ao suborno, para manter a capacidade de realização de seus negócios de maneira leal, correta, transparente e honesta, em conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis aos negócios da organização.
Pode ser um sistema de gestão autônomo ou integrado com outros sistemas, sendo aplicável especificamente, no que diz respeito às organizações sujeitas ao direito brasileiro, a critério das autoridades públicas.
A implementação baseada no Sistema de Gestão Antissuborno, conforme ISO 37001, pode contribuir para demostrar a implementação de um Programa de Integridade de acordo com o Decreto 8420/2015, que regulamenta a Lei 12846/2013, conhecida como lei anticorrupção.
MÉTODO - IMPLEMENTAÇÃO NORMATIVA
Atuamos em diversos seguimentos, com profissionais que possuem experiências práticas em normas institucionais e mercadológicas. A equipe designada para cada segmento terá experiencias adequadas ao propósito da organização, estabelecendo junto com o requisitante um projeto para o desenvolvimento dos serviços conforme a necessidade da empresa, levando em consideração o tamanho e os prazos para atuação.
Desenvolvemos um plano claro e então determinamos a estratégia mais indicada para alcançar seus objetivos da melhor forma. Priorizando as questões das necessidades, especialmente as questões culturais, por meio de uma abordagem não tradicional e customizada, visamos atender às suas demandas e expectativas aplicando as melhores práticas de mercado priorizando as necessidades para que todos os objetivos sejam alcançados, ajudando no crescimento certo com uma potencialização bem-sucedida.
DIAGNÓSTICO
Nessa etapa nossos consultores levantarão dados relativos à empresa e serão realizadas as seguintes atividades:
- Avaliação do organograma e fluxo das informações
- Estratégia e planos corporativos
- Análise das atividades e dos processos
- Tendências e oportunidades
- Entrevistas com os gestores
- Entrevistas com os colaboradores
- Análise de documentos relevantes utilizados
- Ambiente organizacional
PLANO DE AÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Nessa etapa nossos consultores realizarão um planejamento estratégico para as fases de implementação, e serão realizadas as seguintes atividades:
- Elaboração de cronograma e planejamento estratégico para implementação
- Compatibilidade entre sistemas e operação da empresa
- Infraestrutura
- Análise de risco, revisão de práticas operacionais (processos) e melhoria dos controles de eficiência operacional
- Definição de prazos e responsáveis pelas atividades dos processos
- Treinamentos e orientações para implementação e aplicação dos requisitos normativos e dos controles de processos definidos com a direção
- Atividades de acompanhamento das rotinas
Serão identificados potenciais riscos e benefícios por meio de ferramentas para análise de dados, a fim de impulsionar uma tomada de decisão mais inteligente e mais rápida desde o início do processo.
Dentro dos treinamentos, será trabalhado o processo de aprendizagem organizacional como um desenvolvimento contínuo nos pilares: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico.
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